Seguidores

terça-feira, 18 de maio de 2010

BigBiker 2010 - Etapa de Sto.Antonio do Pinhal - SP

O dia começou cedo e frio para os participantes da segunda etapa do BigBiker que ocorreu em Santo Antonio do Pinhal - SP em plena Serra da Mantiqueira, área de proteção ambiental, que este ano comemora 25 anos de sua criação. Para muitos, segundo depoimentos, uma das melhores e mais organizadas competições de mountain bike do país na atualidade, que este ano completa 10 anos, com infra-estrutura impecável para atletas e espectadores.

Os que acompanharam a competição, como este escriba que pensa sériamente em participar pedalando no próximo ano, ficaram tão extasiados com tanta variedade de bikes e também de competidores, além dos stands de peças, acessórios e bikes. As transmissões com 27 marchas predominavam, em função da topografia do percurso dessa etapa e por ser uma tendencia mais do que aprovada. Foram duas categorias: Pró e Sport, que percorreram, respectivamente, 54 e 46 km, sendo que ambas foram divididas em 36 subcategorias em função de idade e/ou aptidão física, reunindo adolescentes, adultos e terceira idade, masculino e feminino. Foram mais de 1000 inscritos de vários estados do Brasil como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, e do exterior com tres competidores do Perú e um da Holanda.

No geral, percebeu-se baixa presença de adolescentes, talvez, um indicativo de ausência de estímulo e patrocínio para esse segmento. Cabe a reflexão sobre a necessidade do fomento da atividade ciclística competitiva e de lazer, à ser desenhada em parcerias com entidades de caráter esportivo, social e escolas, sobretudo as públicas onde os alunos representam os segmentos menos favorecidos da sociedade.

Resende esteve presente com mais de uma dezena de competidores, a maioria na categoria Sport, e um na categoria Pró, muito bem representada por ter atletas de várias idades, incluindo homens e mulheres, sendo que a maioria representava a Associação de Ciclismo da Região das Agulhas Negras - ACRAN, representado por seu entusiasta diretor o "Torrão", havia também um grupo de Atletas de Cristo, e um competidor pela Cicle Dois Irmãos. 
Pela ACRAN competiram Aléxia (que se acidentou durante o percurso), Juliana, Jefferson, Jorge e Emygdio na categoria Sport, e Paulinho, pela Cicle Dois Irmãos, na categoria Pró. Todos concluiram o percurso, recebendo medalhas na chegada.

A próxima etapa do BigBiker será no dia 18 de julho de 2010 em Taubaté - SP. Pela localização promete paisagens deslumbrantes e trechos cascudos também, característica dessa região em pleno Vale do Paraíba e aos pés da Serra da Mantiqueira, aos interessados, é só acessar o site dos organizadores: www.bigbiker.com.br.
               
Nessa edição de 2010 apenas consigo descrever o que percebi na largada, chegada, e bastidores, pois, como pedaleiro recente temos muito o que evoluir em forma física e técnica, porém a paixão pelo ciclismo já me arrebatou.

 
 
Fotos: Raymundo Rodrigues

7 comentários:

Unknown disse...

Olá Raymundo !!! Seu relato está ótimo, gostei muito. Obrigado pelo comentário em meu blog. Pelo que lí, no próximo você não será expectador, e sim participante,gostei de ver. Obs. Andei "roubando "...rss...rss... umas fotos suas para postar no meu blog, espero que não se importe. Todas as minhas fotos (dessa vez poucas )estão no meu orkut:Jorge Nogueira. se quiser conferir é só visitar a página. Tchau abç.

Tom Bike disse...

Boas as fotos, apareceu até uma amiga nossa de lado numa delas! rs

Como sempre curti bastante, fui de boa e achei fácil ;) http://twitpic.com/1pgdja

Aqui um post sobre minha experiência como apoio móvel no Bigbiker 2010 em santo antonio do Pinhal: http://capimcompoeira.blogspot.com/2010/05/apoio-movel-no-bigbiker-2010.html

Abraços, se vier a São José dos Campos entre em contato para um pedal! :)

Unknown disse...

Que beleza de cobertura amigo.
Sempre muito bem escrito e com fotografias de tirar o fôlego.
Meus parabéns. =)

PS: Se puder, troque o link do meu blog na sua listagem para http://blog.rostev.com/.

Obrigado Ray meu velho.

Roberta Fonseca Winter. disse...

Obrigada pelas visitas e apoio em nosso blog Raymundo. Tudo de bom.

Anônimo disse...

Ei Você..
Acaba de receber um selo!
mais informações....
http://coisasdasoul.wordpress.com/2010/06/19/selo/

oscar disse...

Raymundo,

Parabéns !
O novo visual do seu blog está excelente !
Coisa de Arquiteto.

Um abraço e boas pedaladas

oscar

Michel Schanuel Girardi disse...

Essa galera de Resende é "sinistra" mesmo! rsrs Estão em todas as competições representando muito bem a nossa região! Parabéns a todos pela participação!