O uso de sacolas ecológicas, em substituição aos sacos plásticos, está rendendo descontos em vários estados. No Brasil, são distribuídas 1 bilhão de sacolas plásticas por mês nos supermercados. Cada uma leva até 300 anos para se decompor.
Em Curitiba (PR), até padaria aposta na onda verde para convencer o consumidor a usar sacolas ecológicas. "Já vendemos mais de mil sacolas”, diz o gerente Pedro Farinha.
Em uma rede de supermercados, quem abrir mão das sacolas de plástico ganha descontos na boca do caixa. “A cliente que é consciente, levando em caixinhas de papelão, ou embalagem retornável, ganha desconto de R$ 0,03 a cada cinco itens", explica a caixa.
A ideia vem sendo testada pela empresa no Nordeste e rendeu R$ 70 mil em descontos. “Já deixaram de ser consumidas em torno de 2,3 milhões de sacolas”, contabiliza o diretor de operações Elton Brito.
A campanha em uma rede de supermercados, em São Paulo, começou em 2005. Já foram vendidas quase 700 mil sacolas retornáveis. Mas consumidores que ainda não se habituaram ao uso têm lá suas razões. “Acho complicado, porque faço sempre compras grandes. Fica difícil trazer a própria sacola”, justifica a paisagista Ana Lucia Marguti.
Logo a rede percebeu que apesar das sacolinhas agradarem, elas não retornavam aos supermercados. O consumidor deixava em casa, guardada. Foi aí que nasceu a ideia de premiar quem se lembrasse da sacola nas próximas compras. O cliente vai acumulando pontos e troca por descontos. Só no mês passado, 100 mil sacolinhas de plástico deixaram de ser usadas nas lojas da rede.
“É preciso instituir uma nova tecnologia de coleta de resíduos que dê conta de se poder descartar da cozinha das pessoas até o caminhão de coleta de resíduos sem o uso de sacolas plásticas”, alerta a diretora do Instituto Polis Elisabeth Grimberg.
Em um única rede de supermercados de São Paulo, mais de 30 mil pessoas usaram a sacola retornável no mês passado.
Fonte: G1
Em Curitiba (PR), até padaria aposta na onda verde para convencer o consumidor a usar sacolas ecológicas. "Já vendemos mais de mil sacolas”, diz o gerente Pedro Farinha.
Em uma rede de supermercados, quem abrir mão das sacolas de plástico ganha descontos na boca do caixa. “A cliente que é consciente, levando em caixinhas de papelão, ou embalagem retornável, ganha desconto de R$ 0,03 a cada cinco itens", explica a caixa.
A ideia vem sendo testada pela empresa no Nordeste e rendeu R$ 70 mil em descontos. “Já deixaram de ser consumidas em torno de 2,3 milhões de sacolas”, contabiliza o diretor de operações Elton Brito.
A campanha em uma rede de supermercados, em São Paulo, começou em 2005. Já foram vendidas quase 700 mil sacolas retornáveis. Mas consumidores que ainda não se habituaram ao uso têm lá suas razões. “Acho complicado, porque faço sempre compras grandes. Fica difícil trazer a própria sacola”, justifica a paisagista Ana Lucia Marguti.
Logo a rede percebeu que apesar das sacolinhas agradarem, elas não retornavam aos supermercados. O consumidor deixava em casa, guardada. Foi aí que nasceu a ideia de premiar quem se lembrasse da sacola nas próximas compras. O cliente vai acumulando pontos e troca por descontos. Só no mês passado, 100 mil sacolinhas de plástico deixaram de ser usadas nas lojas da rede.
“É preciso instituir uma nova tecnologia de coleta de resíduos que dê conta de se poder descartar da cozinha das pessoas até o caminhão de coleta de resíduos sem o uso de sacolas plásticas”, alerta a diretora do Instituto Polis Elisabeth Grimberg.
Em um única rede de supermercados de São Paulo, mais de 30 mil pessoas usaram a sacola retornável no mês passado.
Fonte: G1
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