Seguidores

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Pan-Americano de Mountain Bike na Guatemala


                                            Rubens Donizete ficou com a prata

O Brasil conseguiu uma grande performance nas modalidades mais extremas do ciclismo na Guatemala, durante o Pan-Americano de Moutain Bike.

No sábado, a brasileira Luana de Oliveira conquistou a medalha de ouro na categoria Four Cross à frente da venezuelana Caterine Rodriguez e da equatoriana Erika Quintana, segunda e terceira respectivamente.
Já no Downhill, Luana repetiu o bom desempenho e ficou com o bronze. Entre os homens, mais um ouro, agora com Markolf Berchtold. O brasileiro ficou em primeiro lugar com o tempo de 3h34min48s.
No Cross Country, o técnico da seleção brasileira, Eduardo Ramires, e Ricardo Machado, foram os destaques do Brasil, na categoria Master B2. O primeiro conquistou a medalha de ouro, enquanto Machado faturou o bronze. Na Master C2, Jusmar Correa garantiu a prata.
Por fim, na Elite Masculina, Rubens Donizette foi prata após intensa disputa com o americano Todd Wells, que faturou o ouro. Na terceira colocação, o canadense Max Plaxton.
Já na Sub-23, o Brasil conseguiu uma dobradinha perfeita, com Sherman Paiva e Henrique Avancini: ouro e prata respectivamente. A terceira colocação ficou com o americano Rob Squire.

Fonte: Prologo

Onibus para bike em São Paulo

Projeto, caso aprovado, promete facilitar a vida dos bikers paulistanos

Passaram a circular na cidade de São Paulo, desde semana passada, os Bike Bus, ônibus especialmente adaptados para transportar bicicletas. A ideia é da concessionária Sambaíba, cujos veículos circulam principalmente nas regiões norte e central da capital.
O projeto ainda não foi oficializado, no entanto, alguns veículos com as estruturas fixadas na frente do chassi, capazes de carregar duas bikes, já deram algumas voltas pelas ruas paulistanas.
A SPTrans informa que, como ainda não foi entregue oficialmente para testes, as linhas de atuação dos Bike Bus ainda não foram estabelecidas. Já a Secretaria Municipal de Transportes tem planos para implementar o projeto em toda a frota da cidade, caso o sistema seja aprovado pelos usuários. 

Fonte: Prologo

quarta-feira, 28 de abril de 2010

EDUCAÇÃO GAIA – DESIGN EM SUSTENTABILIDADE - Rio de Janeiro

Educação Gaia é um programa que capacita profissionais a desenvolverem soluções criativas e eficientes para os complexos desafios à transição necessária em nossa sociedade. É um curso inovador que incentiva os participantes a desenharem sua atuação no mundo para gerar processos sustentáveis.
Oferece um espaço de convivência e experiência de transição em quatro âmbitos da experiência humana – Social, Econômico, Ecológico e Visão de Mundo –, estimulando a responsabilidade individual e a ação coletiva. Busca assim investigar de maneira objetiva os aspectos insustentáveis inerentes e sugerir novos caminhos para uma cultura sustentável e pacífica.
Sua metodologia baseia-se na necessidade da reflexão teórica aliada à experiência prática, incluindo aulas expositivas, dinâmicas, estágios, grupos para estudos de caso, saídas de campo, etc. O curso segue o currículo elaborado pelo GEESE – Global Ecovillage Educators for a Sustainable Earth – e obteve o endosso da UNITAR – Instituto para Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas – que o reconheceu como contribuição oficial à Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2004-2014).
O programa do curso é adaptado à realidade local dos 20 países em que atualmente é realizado. No Brasil, o curso acontece em SP, RJ, RS, DF e BA. No Rio de Janeiro, a ONG Terra Una – entidade que atua junto à temática de novos caminhos para a sustentabilidade – é a coordenadora do programa, em parceria com o Jardim Botânico e a Escola Nacional de Botânica Tropical, e apoio de outras instituições.
Destinado a gestores, educadores, empresas, ONGs, líderes comunitários, profissionais e estudantes de todos os ramos interessados na temática da sustentabilidade.
CORPO DOCENTE
May East (Findhorn - Gaia Education)
Jonathan Dawson (Findhorn - GEN)
Dominic Barter (CNV Brasil)
José Pacheco (Escola da Ponte)
Susan Andrews (Visão Futuro)
Peter Webb (Sítio Vida Clara Luz)
Valmir Fachini (OIA)
Marcos Arruda (PACS)
Ernani Fornari (Espaço Saúde)
Adma Garzeri (Instituto EcoSocial)
Fábio Brotto (Projeto Cooperação)
Denis Monteiro (ANA - Agroecologia)
Tomaz Lotufo (Sítio Beira Serra)
Equipe TERRA UNA:
Antonia Erian, Diogo Alvim,
Emmanuel Khodja, Filipe Freitas,
Lena Ferreira, Marina Dain
Rodrigo Codevilla, Taisa Mattos
PROGRAMA E DATAS DO CURSO
MÓDULO SOCIAL: 29 Julho a 01 Agosto + 05 a 08 Agosto
Liderança Sistêmica + Comunicação Não-Violenta + Mediação de Conflitos + Facilitação de Grupos + Comunidade e Diversidade + Ecovilas + Redes e Ações Colaborativas + Pedagogia da Cooperação
MÓDULO ECONÔMICO: 16 a 19 + 23 a 26 Setembro
Da Economia Global à Economia Social Solidária + Crise Energética + Indicadores de Sustentabilidade + Bancos Éticos + Redes de Troca + Moedas Sociais + Consumo Consciente + Novas Visões Organizacionais
MÓDULO ECOLÓGICO: 14 a 17 + 21 a 24 Outubro
Resiliência em Gaia + Permacultura e Design Integrado + Bioconstrução + Restauração de Ecossistemas + Biossistemas e Saneamento + Agroecologia, Agricultura Urbana e Sistemas Agroflorestais 
MÓDULO VISÃO DE MUNDO: 18 a 21+ 25 a 28 Novembro
Cidades em Transição + Ecologia Profunda + Saúde e Cura + Dinâmica da Espiral + Origem Dual do Universo + Espiritualidade Socialmente Engajada + Novos Paradigmas para Educação
ESTÁGIO: 40 horas de estágio (alternadas ou em regime de imersão) em iniciativas que serão indicadas para aprofundamento e prática dos conteúdos estudados.
LOCAL: JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO – Escola Nacional de Botânica Tropical
216 HORAS DE PROGRAMA: 4 Módulos de 44 h/aula + 40 horas estágio
DIAS E HORÁRIOS: qui e sex de 19h às 22:30h + sáb e dom de 10h às 18:30h
60 VAGAS: os inscritos participarão de um processo de seleção

LINKS DE REFERÊNCIA
Gaia Education: www.gaiaeducation.com
Educação Gaia Brasil: www.gaiabrasil.net
Terra Una: www.terrauna.org.br

INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE JUNHO
 (21) 2221-5202 / 9194-5782
gaia@terrauna.org.br

terça-feira, 20 de abril de 2010

Liga de fotógrafos escolhe melhores fotos de natureza de todos os tempos


A Liga Internacional de Fotógrafos pela Conservação (ILCP, na sigla em inglês) selecionou 40 imagens consideradas as mais belas fotografias de natureza feitas em todos os tempos para marcar a realização de um leilão na quinta-feira.
Muitas das imagens, doadas pelos fotógrafos ou seus representantes, serão vendidas no leilão, organizado pela Christie’s em Nova York por ocasião do 40º Dia da Terra.
Entre os critérios para a escolha das fotos pelos integrantes da liga - organização que reúne alguns dos mais renomados fotógrafos de natureza do mundo - estão fatores como estética, importância histórica e científica e contribuição para os esforços de conservação.
As fotografias representam vários estilos e foram feitas num período de cem anos.
"Não foi uma tarefa fácil, selecionar apenas 40 imagens entre as indicações incríveis enviadas por alguns dos maiores fotógrafos de natureza, mas foi uma grande honra para a ILCP (receber) o pedido para liderar este projeto desafiador", afirmou o diretor-executivo da liga, Justin Black.
O leilão da Christie's, denominado Green Auction: A Bid to Save the Earth (“Leilão Verde: Um Lance para Salvar a Terra”, em tradução livre), terá os lucros divididos entre quatro organizações ambientais: Conservation Internacional (CI), Oceana, Natural Resources Defense Council e Central Park Conservancy.
Entre as imagens estão fotos famosas do século 20 e do século 21, feitas por nomes famosos, como Ansel Adams e suas paisagens em preto e branco; o editor-chefe da National Geographic, Chris Johns; Jack Dykinga (fotógrafo de paisagem ganhador do Prêmio Pulitzer) e o documentarista submarino Brian Skerry.
"Uma das contribuições mais brilhantes da fotografia para a preservação de paisagens especiais e criaturas em todo o mundo é que as imagens conseguem mostrar os cantos mais obscuros e remotos de nosso planeta", afirmou a presidente da ILCP e fotógrafa Cristina Mittermeier.
O leilão da quinta-feira, quando se comemora o Dia da Terra, deve ocorrer na Christie's do Rockefeller Center e contará com a participação de várias celebridades como Leonardo DiCaprio, Harrison Ford, Tobey Maguire e Salma Hayek, entre outros.
fonte: BBC

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Passeio Ciclísto ao Cachoeirão de Formoso - Amigos da Bike

Presentes algumas dezenas de ciclistas, sendo que dez vieram de Quatis. A saída foi por volta de oito da manhã, após o chek-list dos organizadores e cafézinho dos que chegavam, foi interessante observar a saída, aquele grupo de pessoas pedalando suas bikes e chamando a atenção por onde passava. Aos poucos foram se formando os pelotões, e como biker 5.6 e neófito , fui ficando para trás, escoltado por dois batedores da organização. A chegada ao Cachoeirão foi um alívio aos músculos e aos olhos, lugar lindo, água fria e todos animados, com direito à fila para mergulho.
O retorno foi melhor ainda, em um grupo de sete ciclistas (chegaram a dizer que seríamos os sete anões), com direito a troca de câmara furada e teste drive de várias marcas e tipos de bombas, e sempre acompanhados pelo "minhão" cedido pela PMR. Agradeço aos organizadores e participantes pelo exemplo de esportividade e solidariedade, atitudes que com certeza refletirão nas futuras gerações.

Dia Do Índio

"Quando êles chegaram, nós tinhamos a terra e êles a cruz, hoje nós temos a cruz e êles a terra" - Provérbio Indígena - mais atual do que nunca.
Eles são os verdadeiros proprietários desse continente, paradoxalmente, estão confinados às aldeias e "parques nacionais" como se fossem animais em extinção, animais não, em extinção sim, pela ganância da exploração do chamado "homem civilizado".

A partir desta segunda-feira, 19, Dia do Índio, diversas atividades comemorativas serão realizadas em todo o Brasil.
No Mato Grosso, o Centro Universitário da Grande Dourados, Unigran, promove de 19 a 23 de abril o VI Seminário Indígena, com o tema “SER ÍNDIO: vencer preconceitos; superar desafios; conquistar espaços”. A abertura acontece às 19 horas, com uma exposição de fotos e da cultura indígena, com artesanato e outras peças.
No Rio de Janeiro a festa já começou. Até o dia 25 o Museu do Índio conta com uma programação especial. Oficinas de artesanato, mostra de filmes, danças e cantos, fazem parte da programação. Representantes das comunidades Guarani do Rio de Janeiro e Fulni-ô, de Pernambuco, participam das atividades.
No domingo, 18, indígenas de várias etnias se reuniram na praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, para comemorar a união dos povos. A areia da praia recebeu ocas de verdade. Indígenas participaram de rodas de dança, caminhadas, palestras e outras atividades.
Em São Paulo, a Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, apresenta, até o próximo dia 30, a II Mostra de Cultura Indígena. O artesanato de treze comunidades, além de desenhos de um indígena do Acre, da etnia Manchinery, fazem parte da mostra. Hoje, a Biblioteca Comunitária da Universidade promove oficinas de desenho e pintura e uma apresentação de música indígena.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Bike Ride










O transporte sobre duas rodas tem sido cada vez mais difundido. Muitas pessoas por motivos variados tem aderido ao uso da bicicleta, seja no cotidiano ou por lazer.
Esse fato tem refletido profundamente no consciência das pessoas, independe das gerações a que fazem parte, e também das autoridades que têm se sentido na responsabilidade de planejarem espaços adequados e exclusivos para o uso de bicicletas.
No meu caso o incentivo começou dentro de minha casa, em função de dois de meus filhos pedalarem há algum tempo, no início me sentia como um incentivador desse hábito contribuindo para a materialização das bikes e acessórios. Com o tempo a consciência foi me "pegando" e senti-me estimulado a pedalar também, gostei tanto que decidi adquirir uma bike, que utilizo para minhas atividades diárias e à noite uma esticadinha mais concentrada, buscando adquirir resistência física e muscular e nos finais de semana passeios mais longos, grupais ou em dupla.
Em nossa cidade tem dois grupos organizados que promovem encontros para passeios e competições de bikes, a ACRAN e os Amigos da Bike, reunindo ciclistas em vários níveis de preparação, mas com o interesse comum no uso da bicicleta enquanto ferramenta de mudança de paradígma.
A partir de agora esse espaço terá mais um objetivo: a de contribuir para a reflexão a respeito do uso da bicicleta para deslocamentos, seja para uso cotidiano ou para lazer.
A fotografia seguirá servindo para registrar os momentos e situações que serviram de motivação para iniciar esse blog, agora, diferenciado porque a percepção do fotógrafo está mais presente do fato, da paisagem, das pessoas e de todos os elementos que nos inspiram.