Seguidores

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia do Clima



No dia 21 de setembro de 2009, data em que tradicionalmente comemora-se o Dia da Árvore, será feita uma ação integrada com diversos municípios, empresas e ONGs do Estado, com o objetivo de plantar o máximo de árvores num só dia, dentro da Mata Atlântica. Trata-se de uma iniciativa em comemoração ao primeiro ano de funcionamento do Contador de Árvores da Mata Atlântica. O contador de árvores é um projeto da Secretaria de Estado do Ambiente que, através da Superintendência de Biodiversidade e em parceria firmada este ano com Instituto Terra de Preservação Ambiental, contabiliza as árvores nativas plantadas no Estado do Rio de Janeiro.
Neste primeiro ano, já foram contabilizadas 3 milhões de árvores. E no dia 21 será feita uma grande mobilização estadual para aumentar esses números. Esse dia foi batizado de Dia do Clima, ou simplesmente Dia C. Seu principal objetivo é unir todo o Estado numa luta conjunta à favor da biodiversidade, das águas e contra o aquecimento global. Além de motivar a sociedade à cumprir as metas firmadas no Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. A meta de cada instituição é de plantar, no mínimo, 500 árvores. Sendo que diversas instituições já se propuseram a superar esta meta. O evento é pulverizado pelo Estado do Rio de Janeiro como um todo. Se cada entidade cumprir sua meta, será batido o recorde de plantio simultâneo da Mata Atlântica. O Dia C vai ter como ponto principal o Estado do Rio de Janeiro, onde acontecerá no Jardim Botânico e contará com a presença de diversas autoridades. Ao final do encontro, todas as árvores serão contabilizadas e o Contador de Árvores será atualizado. Portanto, é imprescindível que todos participem plantando o maior numero possível de árvores.
Entre no Clima. No Dia C, plante uma árvore!

Leica M9

Essa é para poucos e, preferencialmente, sem restrições orçamentárias. A tradicional fabricante de câmeras fotográficas alemã, Leica, começou a vender em setembro o mais novo membro do seu enxuto portfólio de câmeras fotográficas.
A M9 é a primeira câmera digital da categoria a trazer um sensor full frame – ou seja, o sensor CCD (coração da câmera digital), da Kodak, é capaz de capturar imagens no formato 35 milímetros (quadros de 24mm por 36mm) em ultra-alta resolução, como nos filmes analógicos. As câmeras digitais tradicionais (compactas ou SLR) geram imagens ligeiramente menores.
Quem supõe que a M9 seja um exemplo de design futurista pode se espantar com o aspecto parrudo e até retrô que sempre marcou os equipamentos Leica. O corpo da M9 mede 13,9 cm de largura por 8 cm de altura por 3,7 cm de espessura e, apesar disso, não é um equipamento leve: pesa 589 gramas (com bateria) – a maior parte do corpo é fabricado em magnésio. A robustez e durabilidade das Leica também são uma espécie de marca registrada que atraem os fãs da boa fotografia.
O sensor tem resolução de 18 megapixels e gera imagens em formatos DNG (RAW) - 14-bit uncompressed (36 MB) / 8-bit compressed (18 MB); JPEG (Fine / Basic); e DNG + JPEG. A sensibilidade do sensor, além do modo automático, varia de Pull 80 até ISO 2500.
Para quem está acostumado com os modelos SLR (Single Lens Reflex) que por meio de um conjunto de espelhos vê – por meio do visor ou LCD de 2,5 polegadas – exatamente a imagem que será capturada pelo sensor, pode achar que o método de visualização das Leica é um tanto quanto antiquado. Mas os visores de visão direta das Leica são equipados com um mecanismo para a correção automática de paralaxe
A câmera utiliza o sistema de montagem de lentes tipo baioneta e é compatível com uma infinidade de lentes da marca.
Para quem espera encontrar um sistema de foco automático esqueça. Todo o trabalho de focagem das câmeras da série M é feito manualmente por meio de um anel localizado nas lentes.
Um pequeno retângulo (chamado RF spot) acinzentado, localizado no centro do visor, apresenta uma imagem duplicada. Quando o foco está correto, a imagem duplicada desaparece (bem como o RF spot), mostrando uma imagem perfeitamente focada.
Para conhecer mais detalhes da M9, visite o site da Leica. E, caso decida-se tornar proprietário de uma dessas preciosidades, prepare o bolso: apenas o corpo, nos Estados Unidos, custa 6.995 dólares.
Fonte: PCWORLD